Início

xx_olimpiada_ia_fisica

Equipa portuguesa ganha uma medalha de ouro, duas de prata e uma menção honrosa na XX Olimpíada Ibero-americana de Física

Todos os elementos da equipa de alunos que representou Portugal na XX Olimpíada Ibero-americana de Física foram premiados, tendo obtido uma medalha de ouro, duas de prata, uma menção honrosa e o prémio especial para a melhor prova teórica.

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e participantes nesta competição, em particular os alunos premiados.

A Olimpíada Ibero-americana de Física é uma competição anual para estudantes pré-universitários, a qual pretende testar os conhecimentos dos jovens em Física, através da realização de duas provas – uma experimental e outra teórica. Este ano a competição decorreub em Cochabamba, na Bolívia, de 5 a 13 de setembro, tendo participado 69 estudantes finalistas do ensino secundário de 19 países.

O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto das duas provas, foi um estudante de El Salvador.

Participaram na XX Olimpíada Ibero-americana de Física os seguintes alunos portugueses:

Paulo Duarte Mourão (Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos de Santa Maria da Feira), medalha de ouro e melhor prova teórica;

Gonçalo Eduardo Cascalho Raposo (Escola Secundária Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém), medalha de prata;

Carlos Alberto Rebelo Couto (Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo);

João Francisco Lopes Cruz de Carvalho (Escola Secundária de Viriato, Viseu), menção honrosa.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência, da Agência Ciência Viva da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian.

A preparação científica da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrada nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.

equipa_xx_olimpiada_ia_fisica_copy

Equipa portuguesa que participou na XX Olimpíada Ibero-americana de Física

Da esquerda para a direita:

Carlos Couto (Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, medalha de prata), Paulo Mourão (Escola Secundária de Santa Maria da Feira, medalha de ouro e melhor prova teórica), João Carvalho (Escola Secundária de Viriato, Viseu, menção honrosa) e Gonçalo Raposo (Escola Secundária Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém, medalha de prata).