Insetos em Ordem em Castelo Branco!
Depois de dois meses no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a exposição Insetos em Ordem viaja agora para Castelo Branco. Do dia 3 de fevereiro até ao dia 4 de abril, todos os dias das 10h00 às 18h00, a exposição poderá ser visitada no Palácio do Correio Velho (antigo edifício dos CTT), em Castelo Branco.
Programa «O Mundo na Escola»
Banner O Mundo na Escola © Maria João Worm e Diniz Conefrey
O Programa «O Mundo na Escola» (MnE), criado pelo Despacho n.º 5368 de 19 de abril de 2012, é um programa de formação cultural em todas áreas do conhecimento e pretende aproximar as escolas e os profissionais de todas as áreas, motivando para o conhecimento.
Na primeira fase o MnE incide sobre ciências, nas fases seguintes incidirá sobre as Artes e as Humanidades.
A Direção do MnE-Ciência é assegurada pela Professora Dra. Ana Maria Eiró, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Das atividades incluídas no programa em 2013-2014 destacam-se:
Exposição itinerante a Física no dia-a-dia
Exposição itinerante Insetos em Ordem
Visitas de cientistas às escolas às escolas (Grandes Aulas)
Concurso Saber Porquê
A exposição Física no dia-a-dia é uma versão adaptada de uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra |
O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental.
No dia 27 de janeiro foram inauguradas mais duas etapas desta itinerância, uma na Escola Básica e Secundária do Cerco e outra na Escola Básica Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia. As duas réplicas estarão em mostra até ao dia 9 de fevereiro.
A exposição Insetos em Ordem “é uma exposição que inclui exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos. Cada visitante recebe à entrada da exposição um inseto conservado em resina. O objetivo é identificar a ordem do inseto (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características”. |
Está prevista a permanência da exposição em 10 distritos de Portugal Continental até Setembro de 2014.
As Visitas de Cientistas às escolas (Grandes Aulas) traduzem-se numa aula tipo master classes na qual um cientista ou um escritor, por exemplo, vai a uma escola apresentar um tema da sua especialidade ou falar de um projeto seu, de uma forma dinâmica e que desperte a curiosidade dos alunos. Pretende-se que a interação entre o professor e os alunos estimule nestes um envolvimento ativo em explorações pessoais e o gosto pela experimentação, pela descoberta e pela criação. |
O Concurso Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em suporte audiovisual dirigido às escolas. |
O Mundo na Escola publica no seu site, todos os meses, uma ou duas perguntas sobre temas científicos ou tecnológicos e desafia os estudantes do ensino básico e secundário, com o apoio de professores, a tentar responder-lhes.
As respostas devem ser dadas em vídeos com um máximo de três minutos e são avaliadas por um Júri.
Todas as informações relativas ao Programa «O Mundo na Escola», designadamente as relativas à forma das escolas poderem participar nas diversas iniciativas estão disponíveis no site de apoio ao Programa.